Os primeiros instrumentos dos antepassados humanos são as pedras, usadas principalmente para quebrar alimentos. Ferramentas de pedra são produzidas por hominídeos africanos há 2,5 milhões de anos. Artefatos mais diversificados, como machados e outros instrumentos de corte, encontrados no sítio arqueológico do Vale da Fenda (Rift Valley), na África Oriental, têm cerca de 1,5 milhão de anos.
FOGO – Os registros mais antigos de uso do fogo até hoje conhecidos datam de 750 mil anos atrás. São restos de fogueiras encontrados em uma caverna perto de Marselha, sul da França. Usado como instrumento contra o frio e grandes animais predadores, o domínio da técnica de acender o fogo tem papel importante na sedentarização dos pré-humanos.
O primeiro grande salto tecnológico da humanidade começa há cerca de 10 mil anos, na Pré-história, com o surgimento da agricultura e domesticação de animais. São conseqüências desse fenômeno a invenção da roda, as primeiras técnicas de irrigação e adubagem. Começa o uso extensivo da cerâmica e da pedra polida.
ARADO – A invenção do arado é um dos marcos da transição da Pré-história para a Antigüidade. Com ele ocorre a chamada revolução agrícola: a produtividade da terra é multiplicada, surgem os excedentes de produção, passo fundamental para o aparecimento do comércio e a acumulação de riquezas. As sociedades humanas ficam mais diversificadas, surgem os primeiros núcleos urbanos e, mais tarde, as grandes civilizações.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário