terça-feira, 26 de janeiro de 2010
1821 – Motor Elétrico (Michael Faraday)
A primeira aplicação do princípio de motor foi em 1821 na construção de um motor elétrico, por Michael Faraday, hoje os motores de indução possuem grande importância na área industrial, encontra-se um valor de 70 a 80% de energia elétrica consumida para transformação em energia mecânica. Existe uma grande vantagem em relação aos motores de corrente contínua, como o próprio sistema de distribuição ser em corrente alternada, baixo custo de manutenção e rendimento elevado para média e máxima carga.
Os motores elétricos estão divididos nas seguintes categorias:
Motores CC, Imã permanente;
Motores AC, Monofásico;
Motores AC, Polifásico;
Motores AC, Universal;
Para a escolha do motor adequado para a aplicação é necessário verificar as seguintes condições:
Tipo de fonte de alimentação (DC, CC, Monofásico, Polifásico);
Ambiente de utilização do motor (Devido à poluição sonora e etc);
Relação Binário(torque)/Velocidade;
Perspectiva econômica (Custo e Manutenção)
Acionamento (Posição, Binário, Velocidade, Corrente de Arranque);
A utilização dependerá também do tipo de carga que será acionada pelo motor, podem ser as seguintes:
Binário Variável (Ventiladores, Bombas, Compressores);
Binário Constante (Tapetes, bombas de pistão);
Potência constante (Enrolamentos, Laminadores, Tração Elétrica);
O Conjunto do motor elétrico, é constituído dos seguintes itens:
Estator ( Chapas feromagnéticas);
Bobinas
Rotor (núcleo ferromagnético)
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